Prevenção de mastite (Mamite)

Sabe o que é a mastite?

Com certeza você sabe o que é. O que pretendemos aqui é mostrar para você como se livrar dela.

Apresento para você a solução:

Antes disso, apresento para você as duas formas em que ela se apresenta.

  • Mastite clínica (é essa que você vê)
  • Mastite Subclínica (é essa que você vai focar)

Agora que você já sabe por onde começar, continue lendo com atenção para conhecer o "pulo do gato"

ou, como dizem por aí  " a estratégia" para conseguir de verdade eliminar essa doença.

 

Dica 1 e a mais importante - Aprenda a conviver com o que você não vê.

Aprendemos muito sobre isso nesse período caótico que foi a Pandemia do COVID-19. Ninguém vê o vírus, mas sabe que ele está ali. Alguns previnem e se infectam, outros não previnem e não se infectam. Vimos de tudo durante esse período. O que fez a diferença é: Prevenção (fator externo) e Imunidade (fator interno).

Pulo do Gato para dica 1

Elimine as possibilidades de contágio utilizando as 2 estratégias infalíveis:

  1. Higiene do teto antes de colocar a teteira na vaca - Faça pré-dipping - Utilize produtos confiáveis e que não agrida a pele do teto (compre produto funcional, ou seja, que mata a bactéria e hidrata o teto ao mesmo tempo.
  2. Higiene do teto depois de tirar a teteira - Faça pós-dipping - Utilize uma solução que interrompa a entrada de bactérias após a ordenha e que fique fixada pelo maior tempo possível após sua aplicação. Da mesma forma, utilize produto funcional para trabalhar a hidratação do teto.

Tetos higienizados é sinônimo de sucesso.

Antes de passar para dica 2 envie esse artigo para o seu amigo que tem sempre uma vaca com mamite em sua sala de ordenha.

Dica 2 e não menos importante - Ordenha é rotina e repetição

Uma vaca normal passa por uma lactação média de 310 dias, isso corresponderá em média 5.600 minutos de ordenha, aproximadamente 93 horas. Se não achou muito, vamos te falar que nesse mesmo período de tempo você fica 46,5 horas tomando banho, é praticamente o dobro.

Comparei a ordenha com o banho pois é o momento que você consegue talvez relachar, se higienizar e observar se não há nada de errado com seu corpo.

Pulo do Gato para dica 2

Uma palavra que nós mineiros falamos de vez enquando; "prestenção"

- Na vaca, nos sinais que ela apresenta "por exemplo: cabeça baixa" 

- No leite: Faça o teste da caneca com atenção -

- Na ordenha: Acompanhe o fluxo de leite

- No fim da ordenha: Saiba retirar o conjunto com mais delicadeza, vaca não é buneco: sente dor.

- No fim da ordenha: Observe sempre a situação do teto, principalmente do canal "esfíncter" pois ali é a barreira de entrada, deve estar saudável, higienizada e livre de possíveis lesões causadas pela ordenhadeira.

Para concluir esse pulo do gato te lembro que: não adianta dar o melhor silo ou o melhor capim e não trocar as teteiras. Não estamos aqui para vender teteira, não pense isso senão vai precisae conviver com a mastite pra sempre. Como disse, ordenha é rotina e repetição, tudo que se repete em exesso faz mal, a ordenha é inevitável, e é crucial você saber lidar bem com ela, pois senão seu sucesso vai por água abaixo e você vai continuar trabalhando duro para pagar conta na agropecuária no final do mês.

Escrevi esse artigo de dentro de uma sala de ordenha, observando os ordenhadores trabalharem da forma que escrevi acima, e por coincidência, gastaram menos tempo de ordenha que muita gente que conheço.

Escrito Por Lucas Machado em 05/05/2022 às 17:30 em uma propriedade no vale do córrego Triunfo, em Ipanema-MG.

Sobre a loja

A Udder foi fundada em 2015 na cidade de Ipanema-MG e desde então têm crescido por conta da preocupação com o rebanho de cada cliente. Investimento constante em tecnologias avançadas e profissionais altamente capacitados oferecendo orientações técnicas para preservar a qualidade do leite e prevenção de problemas de mastite.

Pague com
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

Udder Sistemas de Ordenha LTDA - CNPJ: 42.803.155/0001-06 © Todos os direitos reservados. 2022

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade